Insígnia Mundial de Meio Ambiente
Desejamos que todo o jovem que tenha sido um
Escoteiro faça o melhor possível para ser, na idade adulta, um
Homem ou uma Mulher AMANTE DA NATUREZA E CAPAZ DE RESPEITAR SUA
INTEGRIDADE.
Mesmo no tempo em que ainda nem existia a
palavra "Ecologia", a preocupação com a preservação com o
meio-ambiente já estava presente no Movimento Escoteiro.
Baden-Powell insistiu sempre em afirmar que
"o Escoteiro vê a natureza como obra de Deus, e protege os
animais e as plantas".
No Movimento Escoteiro, temos consciência de
que a natureza é uma unidade viva de extrema complexidade,
constituída pelas relações mútuas entre um número muito grande
de espécies vegetais e animais em um ambiente determinado.
A conquista da Insígnia Mundial de
Meio Ambiente oferece a você a oportunidade de conhecer um
pouco mais sobre as complexas relações entre o Homem, a
sociedade e o ambiente em que vivemos, e pode ajudá-lo a
desempenhar um papel bastante importante no esforço para fazer
com que essas relações se desenvolvam sem colocar em risco o
futuro das próximas gerações.
Como as Especialidades, a Insígnia Mundial de
Meio Ambiente pretende ser um ponto de partida, estimulando-o
na obtenção e no exercício de conhecimentos em torno de 5
objetivos:
Ar e Água |
Habitats e Espécies |
Substâncias perigosas |
Melhores práticas ambientais |
Riscos ambientais e desastres naturais |
Dentro de cada objetivo as etapas são adequadas a
faixa etária de cada ramo. Assim as tarefas são propostas
dentro de uma progressiva complexidade.
Aceite mais esse desafio e
estabeleça
como sua meta pessoal conquistar a Insígnia Mundial de Meio Ambiente |
Faça da
conquista da I.M.M.A. mais uma oportunidade para desenvolver sua
capacidade de planejar e executar o TRABALHO EM EQUIPE. Mobilize seus amigos mais chegados, converse
com sua Matilha ou Patrulha, e tente envolver a todos na
fascinante tarefa de conhecer um pouco melhor o mundo em que
vivemos. Alem de ser importante para o seu desenvolvimento
pessoal, o trabalho em equipe tornará possível e facilitará a
execução de algumas tarefas incluídas nas diferentes ETAPAS.
Um Certificado e um distintivo
A conquista da Insígnia Mundial de
Meio Ambiente será reconhecida
pela emissão de um certificado e pela entrega de um distintivo
de acordo com o Ramo.
O distintivo correspondente à Insígnia
Mundial de Meio Ambiente é um círculo com
5,5 cm
de diâmetro, bordado sobre tecido branco, mostrando ao centro o
continente Antártico, outras formas que não mostram nenhum
continente em especial, e o símbolo da Organização Mundial
do Movimento Escoteiro, circulados por uma corda nas cores
azul, verde ou roxo correspondendo aos Ramos Lobinho,
Escoteiro ou Sênior, respectivamente.
A IMMA é usada acima do bolso esquerdo da
camisa do uniforme ou traje Escoteiro, acima dos demais
distintivos usados nessa mesma posição; quando usada em conjunto
com o Cruzeiro do Sul, deverá ficar à esquerda deste, com ambos
colocados em simetria, em relação ao centro do bolso.
Uma vez conquistada a Insígnia Mundial de
Meio Ambiente você terá o direito
de usar o distintivo correspondente após a mudança de Ramo até
que se conquiste a insígnia correspondente ao novo Ramo ou
que o deixe.
Veja alguns itens que devem ser cumpridos dentro de
cada ramo e adquira o GUIA da Insígnia Mundial do Meio Ambiente
para maiores esclarecimentos.
Ar e Água
A humanidade e os sistemas naturais têm de ter água potável e ar puro. |
|
Explorar as fontes de água limpa
e ar puro no meio ambiente local. Entender as formas como a água e o ar podem ser limpos naturalmente. |
|
Explorar as fontes de água limpa e ar puro
no meio ambiente local. Identificar as ameaças para a água limpa e o ar puro no meio ambiente local e sugerir soluções. |
|
Explorar as fontes de água limpa e ar puro no
meio ambiente local. Demonstrar a relação entre as ações pessoais e a disponibilidade de água limpa e ar puro no meio ambiente |
Habitats e Espécies
O habitat natural deve ser suficiente para a sobrevivência das espécies nativas |
|
Explorar a área local. Descobrir espécies locais de plantas e animais e as necessidades de seu habitat. Demonstrar conhecimento sobre alguns contrastes entre os habitats naturais. |
|
Explorar uma área natural próxima. Entender as conexões entre os ecossistemas das espécies nativas de plantas e animais e as suas necessidades de habitat. Se conscientizar sobre os problemas de conservação no mundo que afetam a biodiversidade. |
|
Explorar a área local. Entender as conexões do ecossistema das espécies nativas de plantas e animais e as suas necessidades de habitat. Demonstrar a relação entre as ações pessoais e a disponibilidade dos habitat naturais para suportar as espécies nativas. Compreender o impacto global das substâncias nocivas e como ações locais podem mudar o meio ambiente. |
Substâncias Perigosas
O risco de substâncias perigosas para a população e para o ambiente deve ser minimizado |
|
Chamar a atenção para as substâncias perigosas para o
meio ambiente. Explicar as formas para reduzir este risco para pessoas, plantas e animais. |
|
Estar alerta para substâncias nocivas no meio ambiente
local e identificar suas fontes.
Demonstrar que ações individuais podem ser feitas para reduzir o risco das substâncias tóxicas para as pessoas e para o ambiente ao redor. |
|
Explicar o impacto local das substâncias nocivas para as pessoas e o ambiente ao redor e o que pode ser feito por indivíduos, grupos e pela comunidade para reduzir estes riscos. Compreender o impacto global das substâncias nocivas e como ações locais podem mudar o meio ambiente. |
Melhores práticas ambientais As melhores práticas ambientais devem ser utilizadas |
|
Mostrar conscientização de como nossas ações afetam o meio ambiente e modos alternativos para causar menor impacto. |
|
Reconhecer como nós estamos ligados com o meio ambiente
e como podemos fazer boas escolhas sobre nossas ações,
que no final podem minimizar
o impacto no meio ambiente. Identificar as melhores práticas ambientais na sua área local. Demonstrar como soluções locais podem ter impacto nos problemas ambientais mundiais. |
|
Explicar como nossas escolhas de ação e de responsabilidade, como indivíduos, grupo, comunidade e país podem afetar o meio ambiente. Entender como podemos alterar as nossas ações para melhorar o nosso impacto no meio mabiente. Demonstrar como soluções locais podem ter impacto nos problemas ambientais mundiais. |
Riscos ambientais e desastres naturais A humanidade deve estar preparada para responder aos desastres ambientais e às catástrofes naturais. |
|
Ser capaz de reconhecer diferente tipos de riscos ambientais e catástrofes naturais. Demonstrar como estar preparado e reagir aos riscos ambientais e às catástrofes naturais na área local. |
|
Ser capaz de reconhecer diferentes tipos de riscos
ambientais e desastres naturais
e explicar porque eles ocorrem. Demonstrar como ajudar outras pessoas a estarem prontas para responder aos diversos riscos ambientais e desastres naturais na sua localidade. |
|
Ser capaz de reconhecer diferentes tipos de riscos ambientais e desastres naturais e explicar porque eles ocorrem. Demonstrar como ajudar outras pessoas e estarem prontas para responder aos diversos riscos ambientais e desastres naturais na sua localidade. Explicar como as mudanças no meio ambiente podem influenciar perigos e catástrofes naturais. |